Eduardo Braide, do PSD, de 48 anos, foi reeleito prefeito de São Luís neste domingo (6), no primeiro turno, para um mandato de mais quatro anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 79,02% das urnas apuradas, às 18h27.
Braide foi reeleito com 70,12%, com 403.981 votos válidos, apurados até às 20h23 deste domingo, com 100% das seções totalizadas. A vice-prefeita reeleita na chapa é Professora Esmênia (PSD). Esta é a segunda vez que Braide é eleito para um cargo público no executivo.
São Luís era a única capital do país em que o PT, partido do presidente Lula e o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, estavam em uma mesma chapa, a de Duarte Júnior (PSB). O candidato do PSB ficou em segundo lugar, com 22,56% e recebeu 129.962 votos válidos, apurados até às 20h24. com 100% das seções totalizadas.
A última vez que São Luís resolveu uma eleição em primeiro turno foi há 20 anos, em 2004, quando o ex-prefeito da capital, Tadeu Palácio, foi reeleito com 50,12%.
Em primeira entrevista concedida à Rádio Mirante News, do Grupo Mirante, após o reeleição Eduardo Braide agradeceu o povo de São Luís pela expressiva votação e afirmou que, vai trabalhar mais por São Luís mais do que trabalhou durante seu primeiro mandato e vai honrar com a população ludovicense.
"O povo de São Luís fez história a partir do momento em que reelege um prefeito em primeiro turno, com mais de 70% dos votos válidos e mais de 403 mil votos. Não estamos falando de votos, mas de pessoas que saíram da sua casa hoje, no intuito de nos fazer continuar na Prefeitura de São Luís. Eu agradeço imensamente à Deus por isso (...) eu sei que muita gente fica na dúvida de que, quando reelege um prefeito, tem o receio que o ritmo do mandato diminua. Da mesma forma que o povo de São Luís, fez história de forma inédita em dar essa votação expressiva para um prefeito, nós também vamos quebrar esse paradigma. Vamos mostrar que um prefeito em segundo mandato pode ser melhor que o primeiro e eu não vou deixar de honrar com o povo de São Luís", disse Braide.
Ao todo, a disputa para à Prefeitura de São Luís contou com sete candidatos e uma candidata. Confira a votação de cada um com 100% das seções totalizadas, às 20h25.