Dois trechos da BR-222 no Maranhão foram totalmente interditados neste fim de semana após um grande volume de chuvas atingir a região.
Um dos trechos interditado é o do km 598, no município de Bom Jesus das Selvas, onde uma cratera de mais de 20 metros se abriu no último dia de 26 de março.
Após iniciar as obras de reparo no trecho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o prazo para liberar o trânsito no local era de oito dias, porém, após o avanço das obras, parte da BR-222 foi liberada logo no dia 30 de março.
No entanto, o tráfego no local foi novamente interditado na noite desse sábado (13), após o volume de água reabrir a parte da pista que já estava pavimentada e liberada para a passagem de veículos.
O DNIT ainda não informou quando o trecho será novamente liberado para pedestres e veículos.
Outro trecho totalmente interditado na BR-222 é no km 363, entre as cidades de Santa Inês e Santa Luzia do Tide, no norte do estado.
De acordo com a PRF, a área foi fechada para a circulação de veículos desde a madrugada deste domingo (14), após as fortes chuvas que caíram na região deixarem a passagem pelo desvio ao lado do trilho do trem da empresa VALE completamente alagado.
A passarela construída ao lado, também, foi interditada por causa da subida do nível das águas .
A PRF destaca que a liberação do desvio para a circulação de veículos vai depender do volume das chuvas na região e das águas do rio.
Rotas alternativas
Durante a interdição dos dois trechos da BR-222, a PRF recomenda trechos alternativos mais seguros. De acordo com a corporação, quem está no noroeste do Maranhão e deseja entrar na região tocantina, tem que contornar a Serra do Gurupi, em direção ao Pará, pela BR-316. Chegando lá, pega a esquerda em direção à BR-010, saindo depois da cratera.
Para quem está na região da Grande Ilha, o trajeto recomendado é pegar caminho em direção ao município de Peritoró, na BR-135, passando pela BR-316. Chegando na cidade, o condutor deverá pegar novamente a BR-135, em direção a Presidente Dutra e depois virar à direita na BR-222, indo a Tuntum, Barra do Corda e Grajaú.
A PRF ainda explica que, embora sejam mais distantes para quem deseja entrar na região tocantina, essas rotas alternativas acabam sendo mais seguras para a população. Com informações do G1.