Quatro pessoas, sendo duas mulheres e dois homens, foram presos na manhã desta terça-feira (5), em São Luís, durante a primeira fase da ‘Operação Acerto de Contas’, realizada pelas polícias Civil do Pará e do Maranhão, contra uma organização criminosa atuante no estado do Pará.
Um dos presos na capital maranhense é apontado como foragido do sistema prisional paraense e principal liderança da organização criminosa, alvo da operação.
Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra alvos apontados por integrarem a organização, os quais foram investigados por realizar tráfico de drogas no município de Tailândia (PA) e lavagem de dinheiro dos valores obtidos com a venda de entorpecentes.
Os mandados foram cumpridos nas cidades paraenses de Tailândia, Belém, Marituba, Quatro Bocas e Mocajuba, além do Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou os indivíduos responsáveis pelo tráfico de drogas e descobriu que o grupo movimentou aproximadamente R$ 4 milhões e 500 mil reais no período investigado.
Nesta primeira fase da operação, além das prisões e apreensões foi realizado o bloqueio bancário no valor de R$ 6 milhões e 870 mil reais na conta dos investigados.
Dentre os presos, estão as companheiras de líderes da facção criminosa, as quais participavam ativamente da empreitada criminosa, sobretudo na lavagem do dinheiro.
As prisões foram executadas no Complexo da Penha, na cidade do Rio de Janeiro. Entre as presas está Evelyn Baladan, que é mulher de um dos chefes do tráfico do Comando Vermelho no Pará, Anderson Latrol.
Evelyn foi detida quando saía de uma festa em um quiosque na praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio, acompanhada de uma amiga.
Também foram presos os responsáveis pela distribuição de drogas nos municípios de Tailândia, Moju e Tucuruí.
No Maranhão, a ação foi realizada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO/PC-PA), com apoio do Grupo de Reposta Rápida (GRT/SEIC) da PC-MA.
Com informações do G1MA.