A Polícia Civil do Maranhão realizou no último sábado (17) uma operação de combate ao crime de contrabando de cigarros em Timon. Durante a ação, um homem foi preso em flagrante e um considerável carregamento de cigarros contrabandeados foi apreendido, juntamente com armas de fogo.
De acordo com o delegado-geral Jair Paiva, a 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon vinha investigando um esquema de contrabando de cigarros no Povoado Campo Grande, zona rural de Timon. A polícia tinha conhecimento do nome do responsável pelo carregamento, porém, não sabia ao certo onde o material estava armazenado.
No sábado, em uma ação conjunta entre policiais civis da Delegacia Regional de Timon, Delegacia de Homicídios (DHPP) e Delegacia de Narcotráfico (DENARC), com apoio da Delegacia Geral de Polícia, o sítio onde a carga estava escondida foi localizado. Durante a abordagem, um homem responsável pela segurança do local foi preso, além da apreensão de duas armas de fogo, cinco rádios comunicadores, uma capa de colete da Polícia Militar do Piauí e grande quantidade de munição.
No sítio, foram encontradas e apreendidas mais de 2.200 caixas de cigarros, além de um caminhão baú com fundo falso contendo mais caixas do produto contrabandeado. Estima-se que essa apreensão, considerada a maior registrada em Timon, tenha gerado um prejuízo de aproximadamente 5 milhões de reais para os criminosos.
Segundo o delegado-geral, o principal suspeito de ser o proprietário da carga é um indivíduo já conhecido das autoridades policiais da região, com diversos processos criminais relacionados a contrabando e homicídio.