O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (19), a situação de emergência em mais duas cidades do Maranhão, devido a chuvas intensas. São elas, Vargem Grande, a 175 km de São Luís, e Timon, a 430 km da capital.
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Municípios em situação de emergência no Maranhão
Em todo o Maranhão, 77 municípios do estado decretaram situação de emergência e dois decretaram Estado de Calamidade Pública. Os decretos têm duração de 180 dias.
Ao todo, 40.315 famílias foram afetadas e 2.732 famílias ainda estão desabrigadas e desalojadas. Equipes da Defesa Civil Estadual continuam nas regiões afetadas, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras. Seis mortes foram confirmadas por conta das chuvas no estado.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 44.420 cestas básicas; 85 mil litros de água e 5.100 colchões foram entregues.