noticias Seja bem vindo ao nosso site GAZETA DE TIMON!

Maranhão

Morre Mestre Zumbi Bahia, liderança negra do Maranhão

Ele foi responsável pela criação do Coletivo Cultural Oficina Afro

Publicada em 17/04/23 às 10:20h - 23 visualizações

GAZETA DE TIMON


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morre Mestre Zumbi Bahia, liderança negra do Maranhão  Compartilhar a noticia Morre Mestre Zumbi Bahia, liderança negra do Maranhão  Compartilhar a noticia Morre Mestre Zumbi Bahia, liderança negra do Maranhão

Link da Notícia:

Morre Mestre Zumbi Bahia, liderança negra do Maranhão
 (Foto: GAZETA DE TIMON)

Morreu no último sábado (15) uma das maiores lideranças negras do Maranhão: Adalberto Conceição da Silva, mais conhecido como Mestre Zumbi Bahia. A morte do mestre de capoeira, cantor, compositor, coreógrafo, percussionista e mestre em Ciências da Educação foi informado pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA).

Até o momento não foi divulgado o motivo da morte de Mestre Zumbi Bahia. “É com pesar que recebemos a notícia da passagem do companheiro Adalberto da Conceição Silva, nosso Mestre Zumbi Bahia. Respeitado e aplaudido pelos seus feitos, Zumbi Bahia deixa um significativo legado na arte e na cultura afrobrasileira, em especial no Maranhão”, informou o CCN, em nota publicada nas redes sociais.

“O Centro de Cultura Negra do Maranhão manifesta gratidão e homenagens pela sua contribuição no Akomabu, no Abanjá e se solidariza com familiares e amigos. ‘Me banho nas forças que vem do infinitivo! Atravessando as barreiras do Sol’. Esteja em paz Zumbi Bahia! Que o Orum lhe receba em festa!”, completa a nota.

Em outro post, o CCN agradece ao mestre pelos ensinamentos; pelos “zumbidos culturais”; bem como pela ginga, luta, caráter, “e por nos ter feito entender a grandeza de ser negro... negra! Por nos ter feito respeitar nossa ancestralidade, nossa religião e nossa cultura. Eternamente nossa gratidão”, diz o texto.

Erradicado em São Luís (MA), Zumbi Bahia criou o Coletivo Cultural Oficina Afro. A carreira artística dele teve início no grupo Filhos de Obá, em Salvador (BA). Já no Maranhão, foi coordenador Pedagógico do lnstituto Officina Affro.

*Com informações da Agência Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 86988441230

Visitas: 589801
Usuários Online: 280
Copyright (c) 2024 - GAZETA DE TIMON - AJUDE A MANTER NOSSO PORTAL 86 988441230
Converse conosco pelo Whatsapp!