Neste domingo (9), o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), juntamente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizaram uma vistoria às áreas atingidas pelas fortes chuvas no estado.
Brandão, Lula e alguns ministros do Governo Federal sobrevoaram os municípios afetados pelas enchentes na região de Trizidela do Vale e Bacabal.
Depois da visita, Lula conversou com alguns jornalistas, comentou o sobrevoo que fez no Maranhão e ainda cutucou o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Eu sei o que esse povo passa, deixar suas casas, seus móveis, às vezes não tem tempo de tirar, perde tudo o que tem, perdem geladeira, fogão, cama, colchão. Vivemos um governo que ao invés de vir aqui ajudar, só ofendia o governador Flávio Dino e o povo do Maranhão. Agora, nós vamos mostrar que não é possível o país dar certo sem união.Obrigado pelo carinho com que me receberam e vamos trabalhar para terem o apoio para recuperar o que perderam”, afirmou Lula.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que o Governo Federal já reconheceu a situação de emergência em que se encontra os municípios maranhenses.
“Já começamos a trabalhar nos planos de restabelecimento. No que for necessário reconstruir, de bem público que seja destruído pelo evento, é orientação do presidente Lula que a gente faça também”, explicou o ministro.
O governador Carlos Brandão fez questão de agradecer a visita de Lula, solicitada por ele, e o apoio para amenizar a situação dos municípios maranhenses.
“Momento importante para o Maranhão, que redobra suas atenções às famílias que precisam de apoio nesse momento. O governo federal vem dando todo apoio necessário, demonstrando compromisso com o povo do Maranhão. Prestamos a nossa solidariedade às pessoas e reafirmamos que seguiremos trabalhando para amenizar os danos sofridos. Gratidão ao presidente Lula e a todos que estão colaborando para amenizar as dificuldades que muitas famílias estão enfrentando”, destacou o governador.
No Maranhão, segundo o corpo de bombeiros já são 64 municípios do Maranhão estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas e enchentes. Até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas.