A inclusão social de pessoas surdas é um direito garantido por lei, e os serviços públicos precisam estar preparados para atender a essa demanda pensando nisso a SEMED tem investido na capacitação de seus profissionais para atender esta demanda. Por isso, a secretaria firmou parceria com outras instituições e realizou os Cursos Básico e Intermediário de Libras destinados para Agentes de Trânsito, Guardas Civis Municipais e Polícia Civil. Hoje (12), aconteceu o encerramento e entrega de certificados dos cursos. “O objetivo é facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. E Timon tem avançado bastante na questão da educação inclusiva”, afirmou Andreia Viana, coordenadora de Educação Inclusiva da SEMED.
O intuito desse curso é preparar os profissionais para se comunicarem com as pessoas surdas, garantindo que elas sejam atendidas de forma adequada e que suas necessidades sejam respeitadas. “É um momento muito feliz. Quero parabenizar os concludentes do curso porque não é um curso fácil, exige muita dedicação. E a intenção é continuar ampliando a nossa educação municipal com inclusão, respeito e cidadania”, enfatizou Alexandra Morais representante da SEMED.
Os alunos tiveram aulas de conceitos básicos de Libras, como a alfabetização manual e a comunicação básica, além de noções mais avançadas, como o uso de expressões faciais e corporais. “É um curso muito importante. Quero avançar ainda mais porque foi um aprendizado de suma importância para mim como pessoa e como profissional poder adentrar esse novo mundo. Foi muito enriquecedor”, contou Dayane, guarda civil municipal.
A comandante da Guarda Civil Municipal de Timon Kelle Alves frisou a importância do curso para aperfeiçoar o atendimento à toda a população: “Uma grande oportunidade para todos nós. Espero que venham outras turmas para nos capacitar ainda mais e também para que todos os agentes façam o curso e estejam preparados para lidar com toda a diversidade de necessidades da população.”
Os profissionais ganharam novas habilidades e conhecimentos que serão úteis em suas vidas pessoais e profissionais. “Foi um prazer participar desse curso A nossa nova palavra é inclusão e vamos conseguir fazer isso por causa do Curso de Libras ofertado pela Prefeitura de Timon”, afirmou Rodrigo Gabriel. Agente do DMTRANS.