Uma jovem, que preferiu não ter seu nome revelado, denunciou ter sofrido importunação sexual dentro do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), localizado no centro de Teresina. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (1°).
Em nota a Fundação Municipal de Saúde de Teresina disse que a gerencia administrativa do hospital prestou todo o auxilio à vitima, e que os policiais chegaram a procurar o assediador, mas não o encontraram. Ele não é funcionário da unidade de saúde.
Em entrevista ao g1, a jovem relatou que ao denunciar o caso para os policiais militares que estavam de plantão na unidade de saúde, um deles teria dado risada da situação.
A jovem contou que estava à espera de um exame quando pediu informações a um homem, achando que ele era funcionário do hospital. Ele teria lhe oferecido ajuda e dito que a levaria até o local.
Enquanto eles andavam até um dos setores, o suspeito teria convidado a jovem para uma "festa de aniversário" e teria tocado nas costas dela. A jovem teria recusado e se afastado do rapaz.
No entanto, mais tarde, ao ir ao banheiro, a jovem teria encontrado novamente o suspeito que teria oferecido dinheiro para manter relações sexuais com ela e a chamado para um motel. A vítima teria recusado novamente; mas, o homem teria insistido e pedido o contato da vítima , que com medo, passou o contato de um amigo.
Logo em seguida o suspeito enviou mensagens para o contato oferecendo novamente dinheiro para dormir com a Jovem.
Ainda segundo a jovem, ela teria saído de perto do assediador e pedido ajuda aos policiais militares que estavam no hospital, mas ao procurarem o suspeito, ele não se encontrava mais no local. A vitima relatou que depois, os policiais a deixaram na portaria com outros dois polícias militares, e que um deles teria dado risada do relato da jovem.
Após sair do hospital, a jovem foi até a Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, na Casa da Mulher, localizada na Zona Norte de Teresina, e denunciou o caso que será investigado pela Polícia Civil do Piauí.
Nota
Lamentamos o ocorrido e a denúncia será repassada para a direção do órgão apurar e tomar as providências. A orientação da FMS é de que as informações devem ser solicitadas aos servidores que ficam no Guichê de informação. Os servidores são treinados e orientados para dar as informações, acolher e denunciar em casos de abusos.
Segundo a gerencia administrativa do Lineu Araújo um rapaz chegou às 8h17 na ala C, ligou para uma moça, essa moça se dirigiu a esse rapaz, conversaram por volta de 2 minutos. Ele foi embora e ela foi falar com o militar dizendo que foi assediada. Os policiais foram procurar o suposto assediador, mas não o encontraram. Vimos as filmagens desde o momento que o rapaz entrou até sua saída.
A equipe de policiais e o porteiro saíram com a suposta vítima procurando o rapaz. Tudo o que está relatado está nas filmagens da unidade de saúde.
Fonte: G1PI