O procurador José Wellington de Carvalho Soares instaurou inquérito civil em face da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Ect, localizada na Avenida Antonino Freire, no Centro de Teresina, para investigar indícios de sobrecarga aos entregadores. A portaria foi assinada nessa quarta-feira (06), pelo representante do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI).
Consta no inquérito que os trabalhadores lotados no Centro de Distribuição da zona Leste, que entregam as correspondências por meio de bicicletas, estariam sobrecarregados ensejando em violação das regras previstas no acordo coletivo.
Além disso, o membro do MPT-PI apontou que, supostamente, os funcionários não teriam refeitório em condições adequadas ou local de descanso no intervalo intrajornada.
“Considerando a garantia prevista no art. 7º, inciso XXII, da Constituição Federal de 1988, que assegura aos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança do trabalho”, destaca no inquérito.
Outro lado
Ao Viagora, a empresa, através da assessoria de comunicação, informou que ainda não foi notificada oficialmente acerca do inquérito e se confirmada a ação os Correios vai analisá-la para adotar os devidos encaminhamentos.
A situação de Timon no MA está bem pior, é preciso uma investigação minuciosa no município.