No último sábado (30) aconteceu em Teresina O Encontro da LABRE Piauí. O evento contou com a presença com o Sr. Alexandre, William e também com o senhor auxílio.
ILTON LEMOS SANTANA JÚNIOR PS8IL é radioamador e esteve ao lado do vice presidente da LABRE, Ocilio Santana. Seu auxílio, que é de Timon, fundador da repetidora do Médio Parnaíba, que fica em Timon. A LABRE é a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão. Ela foi fundada em 1934. É uma entidade nacional de utilidade pública Federal integrante permanente do Sistema Nacional de Defesa Civil. A Labre é coordenadora exclusiva da RENER, que é a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores. A Labre é a única associação de radioamadores que representa os radioamadores em nível nacional e internacional, portanto, tem mais de 89 anos. No exterior ela é filiada à YARO, que é a União Internacional de Radioamadores, que tem sede em Boston, nos Estados Unidos. Por sua vez, a YARO é membro da UIT União Internacional de Telecomunicações, que é o membro maior que regula as telecomunicações no mundo todo. E a UIT faz parte da ONU. Portanto, todo radioamador associado à LABRE, ele alcança a UIT e a ONU.
O radioamadorismo, por sua vez, é a rede social de comunicação mais antiga do mundo. É muito fácil lembrar do radioamador, quando nós temos as catástrofes da natureza, um terremoto, por exemplo, todas as redes de comunicação, elas falham, elas acabam, cessam. E o único meio de comunicação que subsiste é o rádio amadorismo. Lemos afirma que recentemente esteve em São Paulo e São Sebastião, as chuvas fortes, pessoas morreram em São Paulo e a Defesa Civil precisou usar de amadores para poder montar as estações repetidoras para viabilizar os resgates.
O avião que saiu do Rio de Janeiro e foi a Paris que caiu depois de Fernando Noronha e da Air France, O resgate colaborado com o rádio amador que morava em Fernando de Noronha, fez a QSP, ou seja, fez uma ponte de comunicação entre a Europa e a América do Sul. Então, Rádio Amadorismo é essa rede social de comunicação antiga, a primeira e que está hoje mais forte, com novas tecnologias.
O rádio amadorismo é ciência, é um hobby e ele também é uma modalidade de esportes. As competições no mundo todo existem competições de radioamadores.
O Radioamadorismo é vital, essencial a toda a sociedade. Ele é imprescindível, especialmente nos momentos que a sociedade mais precisa de comunicação um terremoto, uma enchente.
OCILIO SANTANA, vice-presidente da LABRE. Agradeceu presença de todos. Ele afirmou se timonense e tem a missão de colaboração com o radioamadorismo piauiense.
Eu só queria agradecer. Não tenho nada a acrescentar além das palavras do nosso presidente, o Alexandre, que está ingressando agora no radioamadorismo, está aguardando as determinações legais da Anatel.
Para poder operar, deve se submeter a uma prova perante a Anatel. Primeiro o candidato recebe um certificado de operação estação de rádio, depois recebe uma licença para poder operar. A nossa estação é o indicativo do seu auxílio. Papa Romeu Oitavo Oscar. Se receber esse indicativo é a estação dele. Quer dizer que essa estação é que pode operar porque foi regulamentada pela Anatel, que é quem fiscaliza a LABRE é quem representa os radioamadores.
No dia 13 no Círculo Militar de Teresina, haverá a posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho da LABRE Piauí, a partir das 10h00, com o almoço às 12h00.
Alexandre Portela PX8E2601 Muito feliz só teve a agradecer a todos os presente no evento tão relevante para a região e finalizou dizendo que sente orgulho de fazer parte da LABRE Piauí.
FUNDAÇÃO DA LABRE
Foi nos idos de 1934, precisamente à 2 de fevereiro de 1934. Em São Paulo funcionava a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, desde 12 de fevereiro de 1931; no Rio de Janeiro funcionava a Rede Brasileira de Radioamadores, desde 13 de fevereiro de 1931. Duas sociedades com os mesmos objetivos, as mesmas finalidades, a mesma vontade de servir, o mesmo espírito de fraternidade, coesão, harmonia…
Para que duas sociedades iguais?
Foi essa pergunta que fizeram a sim mesmos, os primeiros radioamadores brasileiros, congregados em cada uma daquelas sociedades.
Em 2 de fevereiro de 1934, reunidos no salão principal da União dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, à Rua Gonçalves Dias, nº. 3, 3º andar, um grupo de idealistas, representando as duas sociedades, resolveram fundar a atual LABRE.
Com colaboração de Edin Silva