A Meta está ampliando a sua disputa com o ChatGPT com seu novo assistente inteligência artificial (IA). A dona do Instagram, Facebook e WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (18) a expansão do Meta AI, que permitirá que mais pessoas acessem a tecnologia gratuitamente nas redes sociais. Com a nova ferramenta, os usuários poderão fazer perguntas e interagir com o sistema com acesso à internet em tempo real nos aplicativos. O assistente, que anteriormente estava disponível apenas nos Estados Unidos, agora será levado para Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Singapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbabué. Ainda não foi divulgada uma previsão para o Brasil. Confira mais detalhes a seguir.
O Meta AI é uma das versões mais recentes do modelo de inteligência artificial Llama 3. Segundo a big tech, ele é considerado "muito rápido, inteligente e eficiente, além de gerar imagens mais nítidas e com maior qualidade". O assistente, que também poderá ser acessado na sua versão web, contém recursos e formatos de interação inéditos.
Para além de geração de textos e imagens, o Meta AI poderá recomendar restaurantes com características específicas como vista ou opções do cardápio e encontrar shows em determinado dia e local. Com a função “Imagine” poderá criar cenários baseados no que o usuário pede e também ajudar com a decoração de cômodo dando inspirações de mobília, por exemplo. E, à medida que são adicionados detalhes sobre a criação, a imagem vai se alterando na frente do usuário. Além disso, ele também dá dicas com ideias de mudanças para ajustar a imagem.
O Meta AI poderá ser utilizado nos aplicativos de diversas formas. Com acesso disponível nas abas de pesquisa do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, ele acessa informações da internet em tempo real, sem precisar trocar de aplicativo. Também será possível usá-lo enquanto estiver no Feed do Facebook. Nesta opção, caso a pessoa encontre uma publicação que gere interesse e queira solicitar informações sobre, terá opções abaixo do conteúdo que poderão ser utilizadas.
No Instagram, Você também poderá conversar com o bot em chat com outro usuário da rede social, acionando o robô com “@Meta AI”, fazendo uma interação ser compartilhada com a outra pessoa. Na sua versão web, poderá ser feito o login da conta Meta para poder salvar todas as conversas, que poderão ser consultados futuramente.
Logo após o anúncio do novo assistente de inteligência artificial, a big tech também lançou um comunicado onde diz que está comprometida em realizar uma abordagem responsável em relação à IA, para que todos os usuários possam ter uma experiência agradável ao utilizá-lo. Além disso, cita também a existência de proteções em cada camada do seu desenvolvimento, como treinamento e ajuste para aprimorar as respostas e desempenho da ferramenta.