Uma criança morreu e outras duas ficaram gravemente feridas após um estudante abrir fogo em uma escola na cidade de Vantaa, na Finlândia, na manhã desta terça-feira (2). Segundo autoridades locais, o tiroteio começou por volta das 9h (horário local) e a polícia recebeu o chamado por volta das 9h08. O suposto atirador, um aluno de 12 anos, foi preso no local.
Em comunicado, a polícia de Vantaa informou que todos as vítimas têm 12 anos. Eles foram levados para uma unidade de saúde próxima.
"O dia começou de uma forma horrível. Houve um tiroteio na escola Viertola, em Vantaa. Só posso imaginar a dor e a preocupação que muitas famílias estão sentindo neste momento. O suspeito do crime foi capturado. A situação é liderada pela Polícia do leste de Uusimaa", publicou a ministra finlandesa do Interior, Mari Rantanen, nas redes sociais.
A Finlândia endureceu a legislação sobre a compra e porte de armas em 2010, após casos de tiroteio em escolas. Em 2008, por exemplo, um estudante abriu fogo em uma escola profissional em Kauhajoki, matando nove alunos e um funcionário. Um ano antes, um aluno matou a tiros seis estudantes, a enfermeira e o diretor da escola, além dele próprio.