noticias Seja bem vindo ao nosso site GAZETA DE TIMON!

Brasil

Conheça a história da Bombril, que foi de sonho de casal a pedido de recuperação judicial

Empresa está endividada e corre o risco de pagar R$ 2,3 bi em disputa tributária

Publicada em 11/02/25 às 19:42h - 228 visualizações

Folha de São Paulo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conheça a história da Bombril, que foi de sonho de casal a pedido de recuperação judicial  Compartilhar a noticia Conheça a história da Bombril, que foi de sonho de casal a pedido de recuperação judicial  Compartilhar a noticia Conheça a história da Bombril, que foi de sonho de casal a pedido de recuperação judicial

Link da Notícia:

Conheça a história da Bombril, que foi de sonho de casal a pedido de recuperação judicial
 (Foto: GAZETA DE TIMON)

A Bombril, uma das marcas mais lembradas no país pelas lãs de aço (ou palhas de aço, como também são conhecidas), entrou com pedido de recuperação judicial nesta segunda (10) e reportou uma dívida de aproximadamente R$ 2,3 bilhões.

Eternizada nas campanhas com Carlos Moreno, eterno garoto-propaganda da companhia, o grupo detém o controle de 14 marcas, sendo Bombril a principal delas.

A história da companhia paulistana teve início em 1948, com o empresário Roberto Sampaio Ferreira, que teria sido estimulado pela esposa a iniciar a produção de lã de aço, ambos inspirados por um produto similar vendido nos Estados Unidos. A primeira máquina da Abrasivos Bombril Ltda. foi adquirida como pagamento de uma dívida.

Além de polir panelas, limpava vidros, louças, azulejos e ferragens. Daí veio a fama de produto de "1.001 utilidades". O sucesso foi imediato e no primeiro ano de vendas a companhia vendeu 48 mil pacotes de palha de aço.

Em 1961, a Bombril incorporou a Companhia de Produtos Químicos-Fábrica Belém, dona das marcas Sapólio e Radium, que virou a linha Sapólio Radium. No ano seguinte, comprou a Q'Lustro, dona de 25% do mercado nacional de lã de aço na época.

O "Garoto Bombril" aparece pela primeira vez em 1978. Interpretado pelo ator Carlos Moreno, o garoto propaganda da lã de aço apareceu em 400 filmes comerciais dirigidos por Andrés Bukowinski e concebidos pelo publicitário Washigton Olivetto, que morreu em 2024.

Moreno foi durante quase 40 anos uma espécie de rosto público da marca. Atrás de um balcão, ele interpretava personagens e situações ligadas ao conceito de "1.001 utilidades".

Foi também em 1978 que a empresa começou a comercializar o detergente Limpol. Em seguida, foram lançados produtos como os desinfetantes Pinho e Kalipto.

Roberto comandou a empresa até 1981, quando faleceu. No ano seguinte, a empresa muda de nome para Bombril Indústria e Comércio Ltda e, em 1983, é lançado o amaciante Mon Bijou.

Em 1984, a Bombril passou a ser negociada na Bolsa de Valores, atualmente conhecida como B3.

A morte de Roberto Sampaio marcou o começo de uma onda de disputas entre controladores e a família.

Em 1995, a Bombril foi vendida para a italiana Cirio Finanziaria, de Sergio Cragnotti, por US$ 200 milhões. Anos mais tarde, Ronaldo Sampaio Ferreira, herdeiro da família fundadora, ainda não havia recebido toda a quantia acertada.

Cragnotti e Sampaio Ferreira iniciaram rodadas de negociação, intercaladas por ameaças de processo e desavenças tornadas públicas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 86988441230

Visitas: 628813
Usuários Online: 49
Copyright (c) 2025 - GAZETA DE TIMON - AJUDE A MANTER NOSSO PORTAL 86 988441230
Converse conosco pelo Whatsapp!