Um ônibus capotou em uma ribanceira e deixou pelo menos 17 pessoas mortas na tarde deste domingo (24) na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O Governo do Alagoas divulgou, primeiramente, que seriam 23 mortos, mas o número foi corrigido durante a noite.
Em nota, a pasta afirma que, de acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 16 vítimas tiveram o óbito confirmado no local do acidente e outra, uma gestante, deu entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), mas não resistiu aos ferimentos. Ao todo, 29 pacientes foram atendidos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o coletivo teria descido cerca de 20 metros e estaria em uma área de difícil acesso. O veículo transportava 40 passageiros.
O governador Paulo Dantas (MDB) decretou luto oficial de três dias no estado.
"Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas", disse Dantas, em nota.
O governo estadual havia disponibilizado 21 leitos de UTI pediátrica e três de UTI para adultos, de acordo com recomendação da equipe médica que assiste as pessoas feridas.
As vítimas estão sendo encaminhadas para o Hospital Geral do Estado e para o Hospital Metropolitano.
Na serra da Barriga fica o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que recebe muitos turistas nesta época do ano --o Dia da Consciência Negra foi celebrado na última quarta-feira (20).