Desde a última segunda-feira (6), o Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, vem recebendo doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão doados aos desabrigados devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS).
O que pode ser doado?
O que não pode ser doado?
Para doar, basta se deslocar até o ponto de coleta no aeroporto. A orientação é que os intens já estajam organizados (roupas infantis separadas das de adultos e tenis amarrados juntos). No site oficial do Governo do RS é possível consultar quais os itens mais necessitados nesse momento.
As doações podem ser feitas em um posto de coleta, devidamente identificado, localizado no saguão do terminal. Todo o material será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.
Isenções
Além da arrecadação de donativos, a administradora do Aeroporto de Teresina isentou as operadoras aéreas das taxas aeroportuárias para voos com transporte de suprimentos, doações ou socorristas para contribuir com as operações de resgate no RS.
A medida contempla voos com foco em ações humanitárias e vale até o dia 15 de maio, mas o prazo pode ser estendido caso a situação de emergência no estado gaúcho persista. A medida é uma iniciativa conjunta da ANAC e da Aeroportos do Brasil (ABR).
Contato com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul
As operações aéreas destinadas a prestar ajuda humanitária ao estado devem ser conduzidas apenas por operadores voluntários que tenham coordenado suas atividades com antecedência com a Defesa Civil do Estado. Para isso, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp divulgado pelo órgão (51 9 8402-7396) com as seguintes informações: