noticias Seja bem vindo ao nosso site GAZETA DE TIMON!

Brasil

Condutores das categorias C, D e E têm até 31 de março para fazer exame toxicológico

Publicada em 25/03/24 às 21:31h - 78 visualizações

GAZETA DE TIMON


Compartilhe
Compartilhar a noticia Condutores das categorias C, D e E têm até 31 de março para fazer exame toxicológico  Compartilhar a noticia Condutores das categorias C, D e E têm até 31 de março para fazer exame toxicológico  Compartilhar a noticia Condutores das categorias C, D e E têm até 31 de março para fazer exame toxicológico

Link da Notícia:

Condutores das categorias C, D e E têm até 31 de março para fazer exame toxicológico
 (Foto: GAZETA DE TIMON)

Os condutores que não realizarem o exame toxicológico serão multados mesmo se não estiverem dirigindo, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran. Os condutores das categorias C, D e E têm até o dia 31 de março para regularizar a situação, nos casos  em que o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja entre janeiro e junho. Para os motoristas com CNH vencendo entre julho e dezembro, o prazo para fazer o teste é até 30 de abril.

A multa será aplicada após 30 dias do vencimento do exame no valor de R$ 1.467,35, além de sete pontos na CNH. O advogado especialista em direito do trânsito Marcelo Araújo  explica que realizar o exame é importante não apenas pelo vencimento do prazo. Ele argumenta que a ingestão de substâncias que alterem a percepção psicomotora da pessoa pode ser determinante na ocorrência de acidentes no trânsito.

“A partir do momento que você começa a usar métodos para minimizar esses riscos, logicamente você está preservando a segurança do trânsito. Então o objetivo principal, e aí logicamente nós devemos nos curvar a essas ações, elas são justamente para isso, para assegurar, na medida do possível, a segurança do trânsito.”

 O advogado especialista em direito do trânsito Armando de Souza concorda.

“A importância desse exame toxicológico é a proteção da vida, maior patrimônio de um ser humano. Essa proteção da vida é um objetivo do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, hoje vigente.”

 De acordo com a Senatran, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o território nacional.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 86988441230

Visitas: 589314
Usuários Online: 106
Copyright (c) 2024 - GAZETA DE TIMON - AJUDE A MANTER NOSSO PORTAL 86 988441230
Converse conosco pelo Whatsapp!