O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR) informou que a capital fluminense entrou no estágio de atenção, às 18h40 desta 2ª feira (23.out), por causa dos ataques contra ônibus na zona oeste do município. Até o momento, 35 ônibus foram incendiados por criminosos, sendo 20 da operação municipal, cinco BRTs e dez de turismo/fretamento.
O de atenção é o terceiro dos cinco estágios operacionais do Rio. Significa, de acordo com o COR, que "uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade" e que existe "certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo". Ele sucede o estágio de mobilização.
Os ataques estão ocorrendo em retaliação à morte do miliciano Matheus Rezende, conhecido como Faustão, sobrinho do também miliciano Zinho. Matheus foi baleado durante uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Pedro II, mas não sobreviveu.
Em nota, a Câmara Municipal do Rio repudiou os ataques ao sistema de transportes da zona oeste nesta 2ª feira e se solidarizou com os cidadãos impactados "por esta ação covarde de criminosos".
"O Legislativo Carioca tem participado ativamente dos esforços para recuperar o sistema, em especial de BRTs, aprovando empréstimos para aquisição de veículos, obras de infraestrutura e nova regulamentação para os transportes, entre outras ações. O momento é de união de esforços e empenho de todas as esferas de governo de maneira coordenada no combate aos criminosos, para que a população não sofra ainda mais", complementa.
Fonte: SBT NEWS