O painel do seu carro possui uma série de informações, mas uma das coisas que as pessoas costumam prestar mais atenção é o indicador de combustível. Com o tanque cheio, você não precisa se preocupar. Com meio tanque, você continua tranquilo para a maioria das tarefas e trajetos — se não for uma viagem de longa distância, é claro.
Mas, de vez em quando, sua atenção se dispersa e você se vê em uma situação desesperadora em que a temida luz do combustível acende, indicando que a gasolina está nas últimas. Nesse momento, bate a dúvida: por quanto tempo posso esticar isso?
Embora uma resposta universal fosse o ideal, infelizmente ela não existe. A capacidade de rodar um pouco com o tanque quase vazio depende do fabricante e modelo do seu carro, sua eficiência de combustível, velocidade e outras variáveis.
Como uma regra geral bastante flexível, a luz acenderá quando você estiver com aproximadamente 10 a 15% da capacidade de combustível. Isso pode significar de um a quatro galões de gasolina, o equivalente a cerca de 32 km a 48 km, chegando até 80 km em um carro maior.
Aqueles que dirigem mais devagar são capazes de otimizar os últimos litros de combustível que o motor ainda tem para queimar. Outra dica é evitar o uso de acessórios, como o ar-condicionado, que mantêm o veículo com peso reduzido.
Um tanque quase vazio também pode começar a movimentar mais detritos para o filtro de combustível. Todo esse risco aumenta quanto mais frequentemente você dirige com um tanque quase vazio. Além de danificar o motor do seu carro, você corre o perigo de ficar no meio do caminho — também chamado de "pane seca", que dá multa de R$ 130,16 além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Em resumo? Se seu tanque estiver quase vazio, abasteça o mais rápido possível para evitar danos ao veículo e garantir que você não fique sem combustível quando mais precisar. Se não puder chegar a um posto de gasolina dentro de alguns quilômetros, considere parar quando for seguro e chamar assistência.
E, no futuro, evite deixar a luz acender em primeiro lugar, adotando o hábito de abastecer assim que possível, para manter seu veículo em ótimas condições de funcionamento — e, claro, para evitar o perrengue de ficar no meio do caminho.