Dois meses após anunciar oficialmente que contas com mais de dois anos de inatividade serão excluídas, o Google agendou uma data exata para começar a limpeza nos servidores. De acordo com a gigante da tecnologia, a partir do dia 1º de dezembro de 2023 contas pessoais sem acesso serão deletadas.
A empresa pontuou, no entanto, que irá notificar os usuários antes de excluir as contas, dando “a você a oportunidade de tomar providências”. Serão enviadas notificações tanto para a Conta Google quanto para o e-mail de recuperação, caso tenha um configurado.
"Os produtos do Google se reservam o direito de excluir seus dados quando sua conta não for usada nesse produto por um período de dois anos. A partir de 1º de dezembro de 2023, Contas do Google que atendam a esse critério poderão ser excluídas". Google em artigo sobre sua Política de contas Inativas.
Vale lembrar que a medida se aplicará apenas as contas pessoais, não afetando contas de organizações como escolas ou empresas, ou contas com assinatura Google One.