Diante da atuação do ciclone extratropical, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta para vermelho, que significa "grande perigo" no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O alerta é válido a partir das 18h00 desta quarta-feira (12/7) até 12h00 de quinta-feira (13/7). Esse intervalo tende a ser o mais crítico.
As áreas mais propensas aos temporais e ventos mais fortes são: região metropolitana de Porto Alegre, sudeste, nordeste, e centro-oriental do Rio Grande do Sul, a grande Florianópolis, sul de Santa Catarina, Vale do Itajaí e áreas serranas dos dois Estados.
Saiba como vai ficar o tempo na sua cidade e na sua propriedade rural
Os ventos vão variar acima de 100km/h, com "grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário". Grande impacto em plantações também são previstos, aponta o instituto.
O Inmet instrui a população dos dois Estados a permanecer em locais abrigados e longe de janelas e evitar se locomover pela rua durante os horários mais severos de chuva e ventania.