O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou e os agente da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão contra o senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES). A busca foi realizada na tarde desta quinta-feira, 15.
Segundo a Folha de São Paulo, também foi expedida ordem para bloqueio das redes sociais do senador. Desde fevereiro, Do Val é alvo de investigações a pedido de Moraes. Entre os crimes estão falso testemunho, denunciação e coação.
Moraes abriu uma investigação contra o senador após relatos do próprio Do Val de que teria, no início deste ano, se reunido com Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira em 2022 para arquitetar um plano de grampear Moraes, a fim de incriminá-lo e abrir uma brecha para o fechamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e um posterior golpe de Estado para a manutenção de Bolsonaro no poder.
Os endereços em que a PF cumpre os mandados hoje são os do apartamento funcional ocupado pelo senador em Brasília, no gabinete dele no Senado e em outro local no Espírito Santo.
Fonte: Folha Press